Appian Capital Brazil reaproveita mais de 89% de água nas suas operações

Por Conexão Mineral 21/03/2024 - 21:29 hs
Foto: Appian Capital Brazil
Appian Capital Brazil reaproveita mais de 89% de água nas suas operações
Atlantic Nickel, ativo do grupo produtor do concentrado de níquel

O Brasil pode perder 40% de disponibilidade de água até 2040, de acordo com estudo da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Diante desse cenário, a indústria da mineração enfrenta o desafio de minimizar impactos ambientais que possam ocasionar com as suas operações, como, por exemplo, o uso excessivo de água. O setor tem destinado investimentos à otimização desse consumo e aplicando medidas de reutilização de água nas minas.

A Appian Capital Brazil, fundo de investimento privado especializado em mineração com Atlantic Nickel, ativo do grupo produtor do concentrado de níquel, e Mineração Vale Verde, ativo do grupo produtor de concentrado de cobre, vem desenvolvendo projetos que proporcionam o uso eficiente da água. Juntas, as iniciativas do fundo reaproveitaram mais de 89% de água nas operações com as adutoras Água Nova e as barragens Serrote, em Craíbas (AL), e Santa Rita, no Sul da Bahia.

Ambas as empresas possuem uma Estação de Tratamento de Água (ETA). A da Mineração Vale Verde tem com capacidade de tratamento de 5 metros cúbicos de água por hora. Já a da Atlantic Nickel possui a capacidade de tratamento de 8,6 metros cúbicos de água por hora. É por meio da ETA que a água capitada é tratada para abastecer escritórios, refeitórios, vestiário, banheiros, laboratório e equipamentos específicos instalados.

Além disso, as mineradoras também possuem Estações de Tratamento de Esgoto (ETE). A ETE é a unidade operacional do sistema de esgotamento sanitário que, por meio de processos físicos, químicos e biológico, removem as cargas poluentes do esgoto gerado, devolvendo ao ambiente o produto final (efluente tratado), em conformidade com os padrões exigidos pela legislação ambiental.

Outras ações realizadas nas mineradoras

A Mineração Vale Verde tem destinação adequada de resíduos industriais: todo e qualquer efluente das áreas industriais e/ou de manutenção de equipamentos, são succionados por um equipamento próprio para esta finalidade e, posteriormente, direcionado para uma empresa especializada em tratar estes resíduos.

A Atlantic Nickel conta com Estação de Tratamento de Efluentes Industriais (ETEI):  a unidade é destinada a tratar os efluentes de manutenção/industriais na Mina Santa Rita, da Atlantic Nickel. Com a ETEI, a mineradora é capaz de tratar 100% dos efluentes oleosos. O óleo recuperado é colocado em um tanque, que posteriormente é vendido para uma empresa de rerrefino. Já a água recuperada é usada para umectação no site da Mina Santa Rita.